O segredo de Camões: formação de utilizadores da biblioteca

Na ES Raul Proença, terminou o processo de formação de novos utilizadores da biblioteca escolar.

Com os 7.ºs anos de escolaridade, o jogo “O segredo de Camões” – um jogo de tabuleiro e cartas com perguntas sobre o funcionamento da biblioteca e os recursos e serviços oferecidos, a que os alunos tinham de responder, – permitiu descobrir a importância que as bibliotecas tiveram na construção do saber exibido por Luís de Camões na sua obra.

Jogaram o jogo e descobriram a biblioteca escolar 186 alunos, das sete turmas que a professora de Cidadania e Desenvolvimento Ângela Jorge trouxe até nós.

Já as oito turmas a iniciarem o ensino secundário (214 alunos), acompanhados por professores de várias disciplinas, terminam durante a semana a formação de novos utilizadores. Trocar ideias com a professora bibliotecária sobre o modelo de funcionamento da biblioteca escolar e esclarecer dúvidas sobre projetos de leitura, desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, identificação e localização de documentos são os objetivos.

A formação de novos utilizadores é a primeira etapa para garantir que os alunos conhecem a biblioteca escolar e se sentem autónomos e responsáveis para a usarem no dia a dia, paralelamente às atividades que a escola dinamiza no seu espaço.

Desejamos a todos boas leituras!

Deixe um comentário