Já é possível, desde o dia 4 de março, espreitar a nova montra da biblioteca da ESRP. Trata-se de uma melhoria implementada, que pretende dar visibilidade aos recursos e atividades que decorrem no espaço físico da biblioteca, abrindo-o para o exterior, e suscitar a curiosidade daqueles que, na comunidade escolar da ESRP, entram no bloco B com menos frequência.
A montra, projeto sonhado e partilhado pela equipa da biblioteca, contou com o apoio da direção e tornou-se possível graças aos contributos de muitas pessoas. A professora Sandra Brás Ferreira projetou e estabeleceu o design, o professor Mário Simões construiu a estrutura em madeira, a professora Ana Militão e a professora Sandra trataram da pintura da estrutura, o Sr. Avelino encarregou-se de tornar possíveis os “livros voadores”, as Sras. Zélia, Cila e Ana deram apoio técnico e logístico – e assim surgiu o espaço.
A equipa da biblioteca pretende que a montra se renove a cada mês. Em março, explora-se o tema “Dia Internacional da Mulher”. Sugerem-se leituras no feminino – livros, revistas e DVDs que destacam o papel das mulheres e colocam questões sobre a igualdade de género. A montra anima-se com a presença de três Blimundas, as marionetas femininas criadas pelo 12º AV em Oficina de Artes, a partir da leitura de Memorial do Convento, de José Saramago, pois a montra é também um espaço que valoriza os trabalhos de leitura desenvolvidos pelos alunos, dando-lhes visibilidade.