O segundo dia da Semana Raul Proença na Biblioteca trouxe acontecimentos extraordinários.
O primeiro foi a apresentação da Alice Santos e da Beatriz Ribeiro, alunas do 12º ano, sobre a cultura japonesa. Partilharam com o público o seu interesse pelas formas diversas que essa cultura assume – anime, manga, cosplay – bem como conhecimentos e curiosidades sobre o Japão. Descobrimos em conjunto uma pequena mas intensa comunidade na escola que partilha este mesmo interesse e anunciamos que a Alice e a Beatriz já deixaram um legado: a promessa de alguns alunos em dar continuidade à Comic Con Raul no próximo ano letivo! As duas alunas bem podem sentir-se orgulhosas pela qualidade do trabalho que apresentaram e pelo clube de fãs que ganharam!
Outro momento extraordinário aconteceu depois de almoço, quando as turmas do 2º A e do 2º B da EB Bairro dos Arneiros vieram até à “biblioteca dos grandes” mostrar a exposição “O Elefante cor-de-rosa”, que criaram depois da leitura do livro com o mesmo nome, que aborda a importante questão dos direitos humanos. Os alunos trouxeram colegas de outras turmas da sua escola e juntos pudemos ouvir momentos musicais com muita qualidade e que deixaram orgulhosos todos os que estiveram presentes! Parabéns aos alunos e às professores envolvidas!
Pouco depois, no âmbito do projeto Clássicos em Rede, teve início a palestra “Mistérios do Calendário”, proferida pela Prof. Dr. Félix Costa, Matemático do Instituto Superior Técnico, a que puderam assistir alunos do ensino secundário. Levantaram-se questões relacionadas com a contagem do tempo e aprendeu-se a calcular o dia da semana de qualquer dia passado ou futuro.
Para terminar bem o dia, embora já fosse noite, o 10 CT4 convidou os seus pais, encarregados de educação, amigos e professores e fez uma apresentação dos projetos de articulação curricular e de cidadania e desenvolvimento que concretizaram até ao momento. Um excelente momento de partilha de experiências que demonstra que os nossos alunos estão empenhados em aprender mais, saber mais e construírem um mundo melhor.