Informações

Períodos Letivos

Segunda a sexta

08:20 – 18:30

Períodos de Interrupções Letivas

Segunda a sexta

09:00 – 14:00

Morada

Escola Secundária Raul Proença

Rua D. João II

2500-852 Caldas da Rainha

lat. 39.41070, lon. -9.14539

biblioteca.rp@aerp.pt

+351 262 840 560

Professora bibliotecária

Elsa Rosário

Assistentes de biblioteca

Cecília Jesus e Zélia Camacho

Professores da equipa

Ana Curado, Ana Militão, Aníbal Rocha, Carlos Sá, Celeste Custódio, Céu Prudêncio, Luís Perna, Sandra Ferreira e Teresa Onofre

História e missão

A Biblioteca da Escola Secundária Raul Proença (ou BiblioRaul, como também é conhecida) é uma estrutura de apoio ao ensino e às aprendizagens do Agrupamento de Escolas Raul Proença, em Caldas da Rainha. É um espaço agregador de conhecimento, recursos diversificados e implicados na mudança das práticas educativas. Tem como missão o apoio ao currículo, ao desenvolvimento da literacia da informação, tecnológica e digital, à formação de leitores críticos e à construção da cidadania.

Os seus principais utilizadores são alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Sendo um espaço privilegiado para a interdisciplinaridade, a Biblioteca presta apoio a atividades relacionadas com a Autonomia e Flexibilidade Curricular, oferecendo projetos para o desenvolvimento dos Domínios de Articulação Curricular e da Cidadania e Desenvolvimento.

A Biblioteca faz parte da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) desde 2000 e tem como parceiro o PNL2027 (Plano Nacional de Leitura). Faz parte da RBCR (Rede de Bibliotecas de Caldas da Rainha) desde 2017.


Serviços

Empréstimo domiciliário

Os utilizadores da biblioteca podem requisitar para casa até três livros, por um período de 10 dias úteis, de cada vez. O empréstimo é feito ao balcão de atendimento, com a apresentação do cartão de aluno ou de funcionário do AE Raul Proença. Podem ser emprestados para casa todos os recursos, exceto os que estão identificados com a etiqueta branca, tais como atlas, dicionários, manuais e outros documentos muito solicitados.

Empréstimo para sala de aula

O empréstimo de manuais e dicionários para utilização em sala de aula é feito pelo período de duração da aula (45 ou 90 minutos), mediante a apresentação do cartão do AE Raul Proença, no balcão de atendimento.

Empréstimo para utilização na biblioteca

O empréstimo de documentos para utilização no espaço da biblioteca é livre, bastando retirar o documento da estante ou solicitá-lo ao balcão, colocando-o no carrinho de devoluções após o seu uso.

Empréstimo interbibliotecário

Caso o utilizador necessite de um documento que se encontre disponível noutra biblioteca de Caldas da Rainha, pode requisitá-lo, recebê-lo e devolvê-lo ao balcão da biblioteca escolar. A organização do empréstimo entre as bibliotecas é feito pela equipa, no mais breve espaço de tempo possível.

O empréstimo domiciliário pode ser renovado por mais 10 dias úteis, caso o documento não tenha sido reservado por outro utilizador. A renovação pode ser feita uma vez.

Um documento que esteja indisponível por estar emprestado pode ser reservado pelo utilizador, no balcão de atendimento. Logo que seja devolvido, poderá levá-lo.

A biblioteca tem os seguintes equipamentos tecnológicos, para utilização no seu espaço:

  • 10 computadores de secretária;
  • SmartTV;
  • 15 tablets;
  • 10 auscultadores;
  • 10 microfones;
  • 3 colunas de som.

Não é permitido fazer alterações nas configurações dos equipamentos, nem instalar ou desinstalar programas ou aplicações sem autorização.

A utilização dos equipamentos é feita com a conta institucional do utilizador, fornecida pelo AE Raul Proença.

Antes de terminar, o utilizador deve certificar-se de que sai de todas as suas contas, para evitar problemas de segurança.

Os documentos produzidos nos equipamentos da biblioteca devem ser guardados pelo utilizador na sua conta institucional (email ou Google Drive) ou numa pen, pois os equipamentos são frequentemente limpos de ficheiros produzidos pelos utilizadores.

Cada equipamento tem regras de utilização próprias, que são explicadas pelas funcionárias sempre que necessário, ao balcão de atendimento.

A impressão de documentos é feita ao balcão, mediante pedido do utilizador e pagamento com o cartão do AE Raul Proença.

O documento para impressão é enviado para  util.biblioraul.tab@gmail.com .

A4 Preto e branco – 5 cêntimos

A4 Cores – 25 cêntimos

A3 Preto e Branco – 10 cêntimos

A3 Cores – 50 cêntimos

A digitalização de documentos é feita ao balcão, mediante pedido do utilizador e pagamento com o cartão do AE Raul Proença.

A digitalização é enviada para o email indicado pelo utilizador.

A4 Preto e branco – 5 cêntimos

A4 Cores – 25 cêntimos

A3 Preto e Branco – 10 cêntimos

A3 Cores – 50 cêntimos

A utilização individual, a pares e em pequenos grupos dos espaços da biblioteca (espaço de leitura e trabalho individual, espaço de leitura informal, espaço de pesquisa e trabalho em pequenos grupos) é livre e ocorre sem necessidade de reserva.

Os espaços da biblioteca podem também ser reservados para atividades educativas de grupo, desde que as mesmas não colidam com atividades previamente programadas.

O espaço de leitura e trabalho individual pode ser convertido em auditório, com a possibilidade de receber até 100 pessoas. Para apresentações, palestras e conferências, em presença ou a distância, disponibilizamos computador portátil, colunas de som, ecrã e projetor.

O espaço de pesquisa e trabalho em grupo pode acolher até 28 alunos, acompanhados do professor responsável.

Os cacifos da escola são alugados na biblioteca, no atendimento ao balcão, mediante o pagamento de 5 euros. O aluguer tem a duração de um ano letivo, devendo o utilizador entregar a chave antes dele terminar.

Na biblioteca, a equipa presta apoio a alunos no âmbito dos seus Projetos de Leitura, Projetos de Cidadania e Desenvolvimento, trabalhos de pesquisa e investigação, estudo autónomo, utilização de ferramentas digitais e de recursos online, …

A equipa é especializada na sugestão de livros interessantes para cada tipo de leitor e na recomendação dos melhores recursos online para os trabalhos a executar, bem como no aconselhamento sobre as melhores estratégias de pesquisa e tratamento da informação, incluindo a utilização das normas APA para citar e referenciar.

Para marcar um apoio, basta dirigir-se ao balcão ou enviar um email para biblioteca.rp@aerp.pt.


Redes sociais


Comunidade

Biblioteca Ceso-Arneiros

Questões e sugestões